EFEITOS DOS ELEMENTOS DE LIGA

CARBONO
Os principais mecanismos de alteração nas propriedades dos  aços pelo efeito da presença de carbono são a formação de perlita, a transformação martensítica e a transformação bainítica.
CROMO
Afeta as propriedade dos aços de diversas maneiras, é um elemento de grande importância no sentido de aumentar a temperabilidade do aço 
devido à sua característica de retardar a taxa de transformação da austenita e contribuir para formação de martensita.É  também um elemento responsável por refinar a estrutura, sendo assim, este efeito combinado com o efeito de formação de carbonetos contribui para o aumento da dureza e tenacidade do aço. Pode-se destacar que depois do carbono o cromo é o principal elemento de liga utilizado nos aços.
MANGANÊS
É um importante elemento de liga e contribui para a estabilidade da austenita, expandindo o campo austenítico. Este elemento está presente em quase todos os aços em quantidade de 0,30% ou mais.
Também atua como agente desoxidante e dessulfurante, melhora a qualidade de superfície de quase todas as categorias de aço, reduz o risco de fraturas durante as aplicações em tratamentos de altas temperaturas e pressões, como forjamento, estampagem e laminação, e favorece a forjabilidade e a soldabilidade.
MOLIBDÊNIO
É um elemento de grande importância para a maioria dos aços.Depois do carbono, é o elemento de liga de maior efeito endurecedor e contribui também para uma maior profundidade de endurecimento. Este elemento tem efeito pronunciado na formação de carbonetos e se dissolve levemente na cementita, sendo que os 
carbonetos de molibdênio são formados quando a quantidade de Mo no aço é alta o suficiente. Na formação de carbonetos, o Mo contribui para elevar a dureza e a resistência mecânica a quente, além de interferir positivamente na resistência ao desgaste e abrasão.
NÍQUEL
É um elemento não formador de carbonetos em aços.O Ni forma uma solução sólida que contribui para um aumento na resistência sem reduzir a ductilidade e quando dissolvido em ferrita possibilita aumento na tenacidade, especialmente a baixas temperaturas. Este elemento tem efeito de aumentar a temperabilidade e quando combinado com Cr e Mo, produz além da maior temperabilidade, maior resistência ao impacto e à fadiga. 
SILÍCIO
É um elemento desoxidante que contribui para aumento da resistência à oxidação da liga. Na ferrita, o silício dissolve-se completamente quando a sua quantidade é inferior a 0,30%, aumentando a resistência sem diminuir consideravelmente a resistência nos aços. Quando empregado acima de 0,40%, o Si confere um decréscimo acentuado na ductilidade de aços carbono. O Si é usado como desoxidante em siderurgia em teores na faixa de 0,15 a 0,30%. Se combinado com Mn ou Mo, o silício possibilita maior efeito de temperabilidade aos aços e em aços tratados termicamente é um importante elemento de liga, atuando no aumento da temperabilidade, retardando a taxa de resfriamento crítica e aumento da resistência ao desgaste.

Outros elementos de liga, tais como o enxofre e o fósforo estão muitas vezes presentes nos aços, quando não intencionalmente colocados, como elementos residuais do processo de fabricação e dessa forma não conferem vantagens nas propriedades finais das ligas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX