LIMAS - COMO UTILIZAR
Para atingir o resultado desejado no trabalho, a lima deve ser utilizada corretamente. Para cada tipo de
serviço existe um modelo de lima, assim como uma forma de manejá-la.
Basicamente, há três formas de trabalhar com a lima:
LIMAGEM RETA: movimento de vaivém longitudinal. A lima é empurrada sobre a peça diretamente para
frente ou ligeiramente na diagonal.
TRANSLIMAGEM: com as mãos segurando as extremidades, a lima é empurrada e puxada sobre a peça.
LIMAGEM EM TORNO: a lima é movimentada contra a peça, que gira num torno. Para peças que não sejam danificadas devido à pressão no torno, devem ser colocados protetores de zinco, cobre ou alumínio entre elas e as garras do torno.
Para uma limagem plana, os movimentos devem ser para frente, numa linha praticamente reta. O curso deve ser modificado apenas o suficiente para evitar sulcos na peça. Deve-se evitar o movimento de vaivém, pois este produzirá superfícies arredondadas. O movimento para trás deve ser leve, para não prejudicar a
estrutura dos dentes da lima.
A aplicação excessiva ou insuficiente de pressão na lima durante o trabalho reduz sua vida útil. Cada material necessita de uma pressão diferente. E isso se obtém com a utilização da lima correta. É inútil e contraproducente tentar alcançar um desbaste maior com excesso de pressão.
Quando a lima for utilizada com as duas mãos:O cabo deve ficar acomodado na palma da mão, mais próximo da base do dedo mínimo. O polegar deve segurar o cabo em posição paralela ao comprimento deste. Na outra mão, a ponta da lima deve ficar presa entre o polegar e os dedos indicador e médio.
Se o movimento não exigir muita pressão, o polegar da mão que segura a ponta pode ficar num ângulo reto em relação ao comprimento da lima.A posição da mão depende da pressão necessária para cada trabalho.
Quando apenas uma das mãos segurar a lima: Para limar peças que não estão presas a um torno ou a uma morsa, geralmente o dedo indicador é colocado sobre o cabo, em linha com a lima.
Comentários
Postar um comentário