OBJETIVO DO RECOZIMENTO
Tratamento térmico realizado para remover tensões resultantes do forjamento, diminuir a dureza para melhorar a usinabilidade do aço e alterar as propriedades mecânicas.
O principal objetivo do recozimento é reduzir a dureza. Dureza menor ajuda na usinagem do material. Outro objetivo é aumentar a ductilidade, uma propriedade que é inversamente proporcional a dureza.
PROCEDIMENTO
No recozimento, o aço é aquecido acima da zona critica durante o tempo necessário para que toda a microestrutura se austenitize.
Aplica-se à todas as ligas de Ferro-Carbono e produz perlitas grosseiras na estrutura do aço.
O material é resfriado lentamente e geralmente é mantido dentro do forno desligado. A microestrutura obtida nos aços carbono é a perlita grossa e ferrita.
RECOZIMENTO PARA ALÍVIO DE TENSÕES
Forma de recozimento utilizada principalmente para alívio de tensões e amaciamento. Este tipo de recozimento não utiliza temperaturas acima da zona crítica. A temperatura é mantida abaixo dos 727°C. O objetivo é o mesmo: amolecer o material.
Do ponto de vista microestrutural a ferrita, perlita, etc, vão se esferoidizando. Essas esferas concentram o carbono do aço e diminuem a resistência mecânica do material, porém permitem maior ductilidade.
RECOZIMENTO SUB-CRÍTICO
Também é conhecido como alívio de tensão. É efetuado um pouco abaixo da temperatura eutetóide para aços carbono. No recozimento sub-crítico não há formação de austenita.
É usado para reduzir as tensões residuais internas, que surgem durante a usinagem, operações de fabricação, têmpera ou forjamento. Os principais objetivos são:
Aumento da ductilidade;
Diminuição da dureza
Aumento da resistência à fadiga;
Aumento da resistência à corrosão.
Comentários
Postar um comentário