PRINCÍPIOS BÁSICOS DO AQUECIMENTO INDUTIVO


Quando uma lâmina de aço é colocada no interior de uma bobina indutiva, que está alimentada por corrente alternada, as duas peças (bobina e lâmina) são interligadas por um campo eletro-magnético alternado, o campo magnético é absorvido pela lâmina e transforma-se em campo elétrico, que por sua vez gera corrente induzida a qual irá aquecer a lâmina.

A densidade da corrente induzida na superfície da lâmina é elevada e diminui conforme aumenta a distância em relação ao interior da lâmina.Este fenômeno é conhecido como efeito pelicular. 

No caso de materiais que necessitam de aquecimento total para forjamento, a diferença de temperatura entre a superfície e o centro da peça dependerá do tempo de aquecimento e deverá ser dimensionada para ser aceita pelo processo de forjamento.

O valor da profundidade de penetração depende da resistividade do material, da permeabilidade relativa e da freqüência da corrente de aquecimento. O aquecimento indutivo é limitado às camadas superficiais que são condições solicitadas pelo processo de tratamento térmico, sendo que o núcleo da peça deve continuar sem alterações. 

Esta condição apresenta vantagens na conservação da energia e na distorção reduzida que é encontrada quando é comparada com as técnicas que aquecem a peça totalmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX