VAMOS CONVERSAR SOBRE O RESFRIAMENTO DAS LÂMINAS

Use um recipientente com no mínimo 15 litros de óleo. Construa uma base estável, você não quer que por algum motivo o recipiente tombe quando está temperando uma faca. 

Em volta do recipientente coloque areia, no caso de acontecer algum derrame de óleo, o fogo não vai se espalhar. Não encha o recipiente até a "boca", deixe um espaço de mais ou menos 10 cm, pra evitar transbordamento do óleo  quando estiver temperando.

Prefira usar óleo diesel ao invés de hidráulico. Óleo hidráulico é mais denso que o diesel e isto pode te causar problemas, por exemplo, se você estiver usando o aço 1095. Este aço exige resfriamento de 500° no primeiro segundo e o diesel faz muito bem este trabalho, além de servir pra resfriar a maioria dos aços. 

A lâmina deve entrar de ponta, num ângulo de 90 gráus em relação a superfície do oléo para evitar empenamentos. Faça movimentos no sentido dorso/fio, como se tivesse cortando o óleo e não retire a faca logo depois de alguns segundos, não tenha pressa, deixe a lâmina resfriar normalmente.

Sempre máscara pra não respirar a fumaça do óleo e providencie extintor de incêndio pra tua oficina.

Copie e cole o link abaixo no seu navegador:
https://m.facebook.com/groups/2889012531224973/permalink/2937402326385993/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX