PONTO DE EQUILÍBRIO x PESO

Quanto mais longa e pesada é a arma e mais próximo do ponto de impacto é o centro de massa, maior é a energia do golpe. Por isso, clavas, martelos e machados são mais grossos na ponta que no punho ou têm algo pesado fixo na ponta. 

Mas isso traz uma desvantagem: o torque, ou seja, o esforço para fazer a arma girar com a velocidade necessária, é proporcionalmente maior. Mesmo que se seja forte, o golpe é relativamente lento e, se falhar, é maior o tempo necessário para voltar a preparar a arma, tomar impulso e desferir outro. 

Uma vez impulsionada a arma, é praticamente impossível mudar a direção do golpe ou usá la para aparar um golpe. Fintas e manobras sutis são impraticáveis.

Para um guerreiro com mais força do que técnica, uma arma pesada e desequilibrada, contundente ou cortante, podia ser melhor opção,  principalmente se enfrentava um adversário protegido por escudo, cota de malha, couraça ou armadura.

Armas brancas feitas para combate real nunca pesavam mais de dois quilos. Usar lâminas pesadas numa batalha seria uma forma estúpida de suicídio. Um machado pesado pode servir para derrubar árvores, mas estes são alvos imóveis e incapazes de reagir.

Se o combatente é ágil e se o alvo não tem armadura, a melhor opção pode ser uma arma leve e bem equilibrada, com o centro de massa próximo da empunhadura.  Com isso, a agilidade dos movimentos é muito maior. 

Basta uma rápida torção de punho e uma fração de segundo para preparar o golpe de uma espada de duelo e mover sua ponta de um extremo a outro do corpo do adversário.  A energia do impacto é pequena, mas se a arma for afiada, não é preciso muita força para desferir um golpe mortal. 

A maioria das armas manuais procurou uma combinação de impacto com agilidade adequada às características do usuário e às condições reais do combate. 

Espadas tradicionais de corte costumam ter o centro de gravidade entre o centro e a empunhadura e o ponto de impacto a um terço do comprimento, a contar da ponta.

Nas espadas ocidentais, o pomo  proporciona o equilíbrio desejado, além de evitar que a espada escape da mão. Nas orientais, o mesmo efeito é obtido com um punho mais prolongado.

Facões, cutelos e machetes, são armas desequilibradas que normalmente são usados para cortar mato ou fatiar carne, são terríveis contra vítimas indefesas, mas são piores do que nada para enfrentar um guerreiro competente que tem uma arma bem equilibrada.

Por mais hábil que seja o guerreiro, uma arma mais pesada geralmente leva vantagem ao se chocar com uma mais leve. Um samurai com uma katana teria boas chances de vencer um guerreiro europeu armado com um montante, mas precisa atingi-lo primeiro. Se as duas espadas se chocarem a japonesa se quebrará...
Aço de qualidade superior ajuda, mas só até certo ponto.

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