PUNHAL KRIS

Adaga assimétrica de lâmina ondulada, típica do Sudoeste Asiático, utilizada nos arquipélagos da Indonésia e da Malásia.

Tem uma lâmina de dois gumes, que pode ser reta ou ondulada, as Kris onduladas possuem um número ímpar de ondulações, os luks.

As lâminas podem ter 15 ou 30 cm, têm um comprimento total de cerca de 35 a 50 centímetros, pesam aprox. 350 a 500 gramas.

A kris tem três partes: lâmina (bilá), a empunhadura (úlu), e a bainha (warangka). Cada uma destas partes são autênticas peças de arte,  esculpidas com intrincados relevos, nos mais variados materiais: como metais e pedras preciosas, madeiras exóticas ou mesmo marfim. 

O valor estético duma Kris inclui o Dhapur, feitio da lâmina, que tem 60 variantes. O Pamor, padrão decorativo embutido no metal, que tem 250 variantes e o Tangguh, que mostra idade e origem da kris.

Era usada com estocadas profundas e cortes laterais giratórios com o objetivo de decepar membros ou perfurar orgãos vitais. Nas batalhas, era comum levar três (à esquerda, à direita e atrás), e se combatia com duas de cada vez. As variantes mais longas e retas eram usadas em execuções ritualizadas, através de punhalada direta no coração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX