DAMASCO - AÇO WOOTZ
É importante citar que o wootz usado na fabricação do aço damasco original não era fabricado a partir de dobras e martelamento. Era um dos primeiros exemplos de aço de alto carbono homogêneo. Uma das qualidades do aço que os indianos fabricavam era que quanto mais alto o teor de carbono mais baixo é o ponto de fusão.
Muitas culturas tinham dificuldades na fabricação do aço devido a alta quantidade de calor necessário para chegar ao ponto de fusão. Para liquefazer o ferro completamente é necessário muito mais calor que os processos de aquecimentos da época conseguiam produzir.
Os indianos colocavam o ferro bruto em cadinhos hermeticamente selados, junto com um tipo especial de carvão e aqueciam os mesmos em fortes fogueiras. Na medida em que o ferro absorvia o carbono dentro do ambiente selado, seu ponto de fusão ia baixando.
Quanto menor seu ponto de fusão, mais carbono vai sendo absorvido, gerando um ciclo que resultava em um aço com alto teor de carbono homogêneo e com relativa boa qualidade.
Dobrar e martelar para cementar o aço não era necessário. Os padrões das laminas fabricadas a partir do wootz são causados pela grande quantidade de cementita na estrutura desse aço.
Comentários
Postar um comentário