CABOS DAS FACAS (By Wesley Caiapó)

Não faço facas avulsas e quase sempre a peça é direcionada a alguém que já conheço, dou uma boa olhada nas mãos de a quem se destina. Mulheres tendem a ter mãos menores (mas não sempre) e isso requer um cabo com comprimento e diâmetro adequado à elas. 

A função e o tamanho da lâmina também devem ser considerados. Facas de cozinha são diferentes de cutelos - que requerem cabos um pouco mais longos, e aquelas de caça ou destinadas ao abate regular requerem cabos com maior ergonomia, e muita atenção à segurança/tração/fricção, com guardas e pomos bem posicionados para a proteção do usuário. 

Também é preciso atenção à tradição. Outro dia vi uma Tanto de uns 35 cm feita de damasco, mas com um cabo curtíssimo, mais apropriado à uma faca de cozinha pequena. Pode até funcionar, mas não segue o padrão histórico. E ainda há as espadas com diferentes proporções de lâmina quanto ao comprimento e peso, com distinções muito claras quanto à empunhadura: a Katana é feita pra duas mãos, mas o gládio é para uma apenas.

Enfim, o cabo é realmente uma parte do projeto que não pode ser negligenciado. Além do tamanho, atentar para a ergonomia, fixação resistente, usar apenas materiais de excelente qualidade, design, função, proporção, simetria e acabamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX