COMO É FEITA UMA KATANA
Atualmente aço tamahagane é fabricado pela Mitsubishi uma vez por ano e distribuído apenas aos artesãos certificados pelo governo Japonês.
1 - TAMA-BESHI - O aço tamahagane usado para forjar a lâmina é aquecido e forjado em lingotes de 6/10 mm de espessura antes de ser quebrado em pedaços menores.
2 - TSUMI-KASANE - O Tosho seleciona as peças mais duras adequadas para a camada externa da katana, chamado kawagane e empilha estas peças.
3 - SHITA-GITAE - As peças duras são aquecidas a 1300°c e marteladas para remover impurezas. O bloco é dobrado no sentido transversal e longitudinal e martelado repetidamente.
4 - UWA-GITAE - Prevendo o desenho ou padrão da superfície da lâmina quando pronta, o mestre ferreiro novamente aquece e martela o bloco de metal. Assim conclui o kawagane, a camada externa da lâmina.
5 - TSUKURI-KOMI - Para obter o shingane
Usado no núcleo da lâmina, um aço mais macio é submetido ao mesmo processo.
6 - WAKASHI-NOBE E ARA-SHIAGE - O material é aquecido e moldado em forma de barra. Depois usando um martelo é moldado o formato da katana, com leve curvatura. A peça é semi acabada com pedras de amolar e outras ferramentas.
7 - TSUCHI-OKI - Prevendo o hamom (o desenho sobre o gume da lâmina acabada), coloca-se o yakiba-tsuchi : uma mistura de argila, pó de pedra de amolar, pó de carvão, etc, sobre a lâmina.
8 - YAKI-IRE - A lâmina é aquecida uniformemente da base até a ponta e resfriada rapidamente em água para formar a curva.
9 - SORINAOSCHI - Empenamentos e deformações resultantes do processo de yaki-ire são corrigidos com marreta.
10 - MEI-KIRI - Após fazer o esboço, a inscrição Mei é entalhada usando um cinzel. A lâmina está pronta. Depois é encaminhada para outros artesãos, para fazer a bainha, polimento, fornituras, etc.
Comentários
Postar um comentário