ERGO-DESIGN DOS CABOS
Para maior conforto de uso e menos tensão, o cabo da faca deve estar orientado de modo que, durante o uso, a mão e o antebraço estejam alinhados. Cabos que não se ajustam às mãos, ou não favorecem a biomecânica podem prejudicar o desempenho e ocasionar problemas ao operador.
O centro de gravidade da faca deve situar-se o mais próximo possível da mão. Isso permite um melhor controle e reduz o esforço muscular.
Atividades de precisão ou manejo fino são favorecidas por cabos de medidas menores que se encaixem nas mãos, possibilitando a movimentação com os dedos. Para manejos mais grosseiros, podemos utilizar empunhaduras de maiores medidas, possibilitando a distribuição de pressão pelas mãos.
Os usuários apresentam precisão, velocidade e desempenho muscular elevados quando realizam tarefas utilizando a mão dominante. Os canhotos constituem cerca de 10% da população. Portanto, para o design de empunhaduras deve-se considerar o uso tanto com a mão direita quanto da esquerda.
O esforço é reduzido quando o movimento é exercido apenas pelos dedos e aumenta à medida que mais partes são necessárias, por exemplo, o emprego do conjunto dos dedos, pulsos, antebraços, braços e corpo. Para uso adequado a circunferência e comprimento devem acomodar confortavelmente as mãos, de acordo com o uso.
O uso de formas arredondadas e cilíndricas muito largas pode causar insegurança. Sulcos para os dedos não devem ser aplicados, pois pode haver grandes variações de antropometria dos dedos entre os usuários.
Pessoas com dedos grandes podem aplicar forças de compressão em excesso sobre as superfícies laterais dos dedos, que são áreas de nervos superficiais e veias. Arestas e cantos podem causar cortes, contusões ou escoriações, deve-se procurar eliminar tais riscos empregando bordas arredondadas e cantos com o maior raio possível.
Devemos observar a textura entre a empunhadura e a superfície da
mão do usuário. A textura permite um aumento na fricção entre a mão e o equipamento. A superfície e textura de um cabo afeta diretamente a transferência de força. O cabo deve permitir a distribuição da pressão.
Comentários
Postar um comentário