HISTÓRIA DOS MATERIAIS
Os materiais pré-históricos eram, principalmente, as cerâmicas e os polímeros naturais. As armas, como sempre na crista da onda da tecnologia, eram produzidas com
madeira e pedras (ponta de flechas, lanças, etc). As casas e pontes eram construídas a partir de pedras. O ouro e a prata disponíveis na época tinham menor importância nesta tecnologia.
Com a descoberta do cobre, bronze e em seguida o ferro, um enorme avanço foi desencadeado, estes metais substituíram com maior eficiência os artefatos armamentícios e as ferramentas produzidas de madeira e pedra. Com o desenvolvimento da metalurgia, os horizontes se abriram e um grande salto na tecnologia foi
dado.
Nos meados da Segunda Guerra Mundial, os materiais metálicos se sobressaiam às demais classes de materiais. A partir daí as cerâmicas avançadas começaram a se desenvolver e sua utilização passou a ser inevitável.
Além disso, a partir deste período, o homem consolidou seu domínio na síntese de materiais poliméricos e, por conseguinte, os materiais compósitos se desenvolveram. Com o domínio da tecnologia dos materiais, a importância relativa dos mesmos agora é mais equilibrada.
Comentários
Postar um comentário