MACHADOS NA IDADE MÉDIA
A idade Média certamente foi um dos períodos mais violentos da humanidade, com intermináveis disputas por território e invasões bárbaras. Nesse contexto tão sangrento, os machados ganharam grande destaque no acervo bélico de praticamente todos os povos europeus.
Nessa época surgiram os machados de batalha, feitos especialmente para o combate, mas cujas características variavam. Os Vikings, por exemplo, desenvolveram um machado de cabo longo e lâmina afiada, que proporcionava a execução de golpes a uma distância relativamente segura e provocava ferimentos graves nos inimigos.
Já os Francos inovaram ao criar um machado de arremesso muito eficaz, denominado Francisca. Era empregado no início dos confrontos, a uma distância que variava entre 10 e 20 metros, no intuito de fragilizar o adversário antes do combate corporal.
Uma das principais formas de execução na Idade Média foi a decapitação, sendo o machado o instrumento mais utilizado pelos carrascos. Machados de execução tinham cabo longo, cabeça relativamente estreita, lâmina curvada e afiada. Não raro, parentes dos condenados pagavam aos carrascos para que ele afiasse muito bem o seu machado a fim de garantir uma morte rápida.
Comentários
Postar um comentário