POLIMENTO DE LÂMINAS


A técnica de polimento de lâminas japonesas pode ser dividida em estágios:

ESTÁGIO A 
"shitaji" ou "aratogui", superfície baixa ou superfície de base, com polimento grosso, com o uso de pedras grossas, granas a partir de 80, sendo o mais comum, a partir de 180, o objetivo é remover a camada superior de oxidação até obter uma superfície homogênea, branca.

As partes mais importantes do trabalho de "shitaji" são: 
1) a manutenção clara, bem evidente, da "shinogui", linha média. 2) a obtenção de superfícies bem uniformes, lisas, nos planos que a lâmina apresentar em cada face. São usadas 3 a 4 pedras, que podem ser sintéticas. 

ESTÁGIO B - "tchutogi", ou polimento médio, é onde - através da passagem de outras 3 a 4 pedras de granas menores, se apagam as marcas deixadas pelas grossas e se começa a mostrar a cor/estrutura do aço. Neste estágio podem ser usadas pedras sintéticas.

ESTÁGIO C - "shimai" ou "suetogui", com a passagem de 3 pedras finas, de granulações 1.000, 1.500 e 2.500, obrigatoriamente naturais, que apagam as marcas deixadas pelas anteriores e "abrem" a superfície, já mostrando a "pele" e o "hamon" distintamente com todos os seus particulares.

ESTÁGIO D - "shiague", ou última fase, acabamento, feito com caquinhos minúsculos e chatos de pedras naturais "uchigumori", adequadamente preparados com as superfíes bem planas e passados com os dedos sobre toda a superfície da lâmina.

O passo seguinte no acabamento é o brunimento (espelhamento) da superfície acima da "shinogui" linha média e do dorso da lâmina "munê, executado com instrumentos de metal duríssimo, os quais através de sua passagem com força compactam o grão do aço, tornando essas partes espelhadas.

O instrumento básico para esse fim chama-se "kanabô", ou "mikagi-bô", o que pode ser traduzido como "agulha de metal", embora possa ter também a forma de lâmina ou bastão, todos mais ou menos com o comprimento de um lápis novo. 

A última fase do acabamento destina-se a acentuar o contraste da área temperada em relação àquela não temperada, escurecendo-se essa última superfície com "nugui"
(pó de óxido de ferro), que deve ser esfregado com um papel especial.

https://m.facebook.com/groups/2889012531224973/permalink/3553244998135053/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX