SUB-ZERO - TRATAMENTO TÉRMICO

Muitas vezes os revenimentos realizados após a têmpera não conseguem transformar a totalidade da austenita em martensita, restando uma quantidade significativa de austenita retida. O tratamento sub-zero tem o objetivo de auxiliar a transformação da austenita retida em martensita. 

O importante a ser observado é que a peça deve ser revenida ANTES e DEPOIS do tratamento sub-zero, isto é, nunca se deve imergir a peça no fluido refrigerante após a têmpera. Depois do sub-zero, deve-se fazer OUTRO REVENIMENTO, porque as tensões internas foram aumentadas.

Sub-zero feito semanas após o revenimento irá apenas congelar a lâmina, sem promover qualquer modificação na estrutura do aço, que já estará estável.

By Marcos Soares Ramos Cabete:
Nunca fiz sub zero para aumentar a dureza. Fiz pra dar mais homogeneidade ao aço. O que observo no sub zero é que não existem áreas duras e áreas moles. No mais sigo trabalhos cientificos nos quais acredito. Fazer sub zero pra aumentar a dureza NÃO FAZ SENTIDO. 
Na metalurgia este tratamento térmico não é indicado para esta finalidade mesmo porque tem que revenir após sub zero, é no revenido que calibramos a dureza desejada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX