LELLE FLORIS
Artesão da Sardenha, nascido em Ghilarza, pertencente à terceira geração de uma família de cuteleiros e fabricantes de armas muito conhecida na Sardenha. Começou desde muito jovem a construir vários tipos de facas, com preferência por estiletes, canivetes e modelos históricos antigos, tanto italianos como espanhóis, referentes a diferentes períodos dos últimos dois séculos.
A confecção dessas facas resulta de um exame cuidadoso dos originais, levando em conta suas dimensões, materiais, peso e técnicas de construção. Todos os processos refletem fielmente o que foi feito pelos artesãos qualificados da época.
A escolha do aço para a construção da lâmina deve-se, obviamente, à sua composição de carbono, por produzir aquela pátina indispensável de aspecto antigo que se forma ao longo dos anos. Para os cabos, apenas materiais naturais são usados, como ossos, chifres, marfim, madeira.
O uso de máquinas motorizadas limita-se exclusivamente a uma furadeira de bancada e poucas outras, o restante é feito inteiramente à mão com ferramentas simples.
Cada criação é, portanto, única e irreproduzível. Suas facas são apreciadas por colecionadores em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos, Rússia, Alemanha e Áustria.
Comentários
Postar um comentário