SAN MAI - PROCESSO BÁSICO

Fazemos o billet com 2 camadas de inox e uma de carbono. Vamos usar aço inox 420 e aço carbono 1070 ou 5160. Lixe e limpe cuidadosamente as peças, desengordure com álcool ou acetona. Monte o billet e solde com cuidado. O caldeamento ocorre a temperaturas muito altas, cerca de 1200 graus. Não é necessário usar bórax.

A faca produzida desse billet será feita por desbaste. Mas antes é preciso recozer o material, que sai do caldeamento temperado. Como o inox requer temperaturas de endurecimento altas, de 950 a 1100 graus, é preciso recozê-lo nesta temperatura, isto deve ser feito num forno com ajuste de temperatura controlada. Sem isso fica muito difícil trabalhar o material.

O processo de caldeamento deixa marcas no inox que deverão ser retiradas numa pré-usinagem.

É importante lembrar que ao usar o forno para temperar a lâmina, esta ficará integralmente dura, inclusive a espiga. Faça os furos de pinagem antes de temperar, se esquecer deste detalhe será necessário normalizar a espiga ou usar uma broca de aço duro.

Após os procedimentos de desenho, desbaste e usinagem, com a lâmina pronta e polida, é hora de temperar. Embora o inox martensítico e o aço carbono tenham características diferentes, a temperatura de têmpera será a do carbono, cerca de 800 graus, poderá ser feita tanto na forja quanto no forno de temperatura controlada. 

A vantagem do forno é ter a certeza que todo o aço carbono foi endurecido e que na revelação com o percloreto, o cinza escuro ficará homogêneo. 
 
Após a têmpera, o revenimento. Depois, polir a lâmina e fazer a revelação em um banho de + - 30 segundos no percloreto.

https://www.facebook.com/groups/2889012531224973/permalink/2954684287991130/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX