ARMAS ROMANAS


                                                        PILUM
O pilum foi um aperfeiçoamento do dardo comum. Ele tinha uma ponta de metal piramidal para ser difícil de ser arrancado, um longo pescoço de metal para resistir a tentativas de decepar a ponta com golpe de espada e para que a ponteira toda se dobrasse ao invés de se quebrar. 
HASTA
A hasta era uma lança romana que deu nome aos soldados hastati. Era uma lança leve, feita de madeira rija e com uma ponta de ferro. Tinha por volta de 2 metros de comprimento e era usada, ao contrário do pilum, para empurrar, ou para espetar. 
ESPATA - SPATHA
A spatha era a espada típica da cavalaria romana. Era uma espada que se opunha ao gládio em muitas maneiras. Ao contrário do gládio, a spatha era uma espada longa. 
GLADIUM
O gládio era a principal arma de ataque do legionário romano. Era uma arma curta e usada para perfurar, não para cortar. Os legionários romanos eram treinados para perfurar a zona abdominal do adversário e depois, num movimento de pulso, afetar  os órgãos vitais do seu oponente.
PUGIO 
O pugio era uma pequena adaga romana que era também usada fora do exército, em suicídios ou em assassinatos. Júlio César foi assassinado com pugios. O pugio era uma arma auxiliar romana, sendo normalmente usada com o gládio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX