DOCTORES ARMARUM

As conquistas romanas contribuíram muito para o desenvolvimento das armas brancas. Os mestres de esgrima (Doctores Armarum) treinavam os gladiadores e os legionários para a técnica de uso do gládio. Os Romanos usavam principalmente o golpe de estocada. Vegecio escreveu: 

"Os Romanos não somente subjugavam com facilidade os  inimigos que se valiam do uso de corte, como também se riam deles. Seja qual for a força que se aplique num golpe de corte, raras vezes é mortal pois as armas defensivas e as vestes o impedem de penetrar".

Já com a ponta, ao entrar apenas dois dedos de profundidade causa uma ferida mortal. Por outro lado não é possível desferir um golpe de corte sem descobrir o braço, enquanto que o golpe de estocada é desferido sem se descobrir, além de atravessar o inimigo antes que ele veja a espada.

Os Romanos aliaram ao escudo, grandes e resistentes armaduras, assim como uma malha de aço, que se utilizava por baixo das armaduras protegendo o corpo contra as flechas e auxiliando nos confrontos contra o bastão, lança e o machado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX