PROGRAMA 5S

Também conhecido como os cinco sensos, é uma metodologia japonesa que visa a qualidade total. Sendo muito benéfico para qualquer tipo de negócio.

1. SEIRI (Separação)
Está relacionado com a capacidade de separar o que realmente é útil do que é desnecessário. Essa visão evita desperdícios.
2. SEITON (Ordenação)
Funciona como um complemento ao primeiro. Definir o lugar certo de cada item e manter o ambiente de trabalho organizado é uma maneira eficiente e simples de otimizar o trabalho. É necessário ordenar tudo segundo uma ordem de importância que deve obedecer alguns critérios específicos, como por exemplo: 
Frequência de utilização
Tipo de material
Facilidade para estocagem
Facilidade de acesso
Função do material dentro do trabalho.
3. SEISO (Limpeza)
O senso de limpeza é exatamente o que ele sugere. Como bem se sabe, as condições do local de trabalho influenciam diretamente na produtividade. Mais do que limpar os obstáculos, a proposta é promover um aprendizado, criando o habito de manutenção das boas condições no local. Sendo assim, é muito mais do que eliminar a sujeira material do ambiente, mas atuar contra qualquer tipo de irregularidade, sejam sons, ruídos, odores e má iluminação.
4. SEIKETSU (Padronização)
Este item é um reflexo da evolução alcançada até aqui. Após o sucesso de implementação dos três primeiros sensos, é importante fazer deles um padrão a ser seguido.
5. SHITSUKE (Disciplina)
Esse é o último estágio do Programa 5S e um dos mais importantes. Ele trata da disciplina necessária para que o processo seja cumprido com sucesso. Aqui, o que se espera é que a sua cutelaria tenha sentido uma reestruturação interna, dando espaço para uma nova cultura em que os bons hábitos já fazem parte da rotina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX