PROGRAMA 5S
Também conhecido como os cinco sensos, é uma metodologia japonesa que visa a qualidade total. Sendo muito benéfico para qualquer tipo de negócio.
1. SEIRI (Separação)
Está relacionado com a capacidade de separar o que realmente é útil do que é desnecessário. Essa visão evita desperdícios.
2. SEITON (Ordenação)
Funciona como um complemento ao primeiro. Definir o lugar certo de cada item e manter o ambiente de trabalho organizado é uma maneira eficiente e simples de otimizar o trabalho. É necessário ordenar tudo segundo uma ordem de importância que deve obedecer alguns critérios específicos, como por exemplo:
Frequência de utilização
Tipo de material
Facilidade para estocagem
Facilidade de acesso
Função do material dentro do trabalho.
3. SEISO (Limpeza)
O senso de limpeza é exatamente o que ele sugere. Como bem se sabe, as condições do local de trabalho influenciam diretamente na produtividade. Mais do que limpar os obstáculos, a proposta é promover um aprendizado, criando o habito de manutenção das boas condições no local. Sendo assim, é muito mais do que eliminar a sujeira material do ambiente, mas atuar contra qualquer tipo de irregularidade, sejam sons, ruídos, odores e má iluminação.
4. SEIKETSU (Padronização)
Este item é um reflexo da evolução alcançada até aqui. Após o sucesso de implementação dos três primeiros sensos, é importante fazer deles um padrão a ser seguido.
5. SHITSUKE (Disciplina)
Esse é o último estágio do Programa 5S e um dos mais importantes. Ele trata da disciplina necessária para que o processo seja cumprido com sucesso. Aqui, o que se espera é que a sua cutelaria tenha sentido uma reestruturação interna, dando espaço para uma nova cultura em que os bons hábitos já fazem parte da rotina.
Comentários
Postar um comentário