DIAGRAMA DE FASE
O diagrama de fase Ferro-Carbono (FeC) é uma representação gráfica que correlaciona a composição química da liga FeC com a temperatura, mostrando quais fases estão presentes em determinada composição e temperatura. O diagrama de fase é conhecido também por “diagrama de equilíbrio”, pois considera que há tempo suficiente para liga metálica se transformar na sua estrutura mais estável.
TERMINOLOGIA UTILIZADA NO DIAGRAMA DE FASE
AUSTENITA: É a fase da liga FeC com estrutura cristalina CFC, pode dissolver uma maior quantidade de carbono que a ferrita, chegando ao máximo em 2,0% de carbono dissolvido.
CEMENTITA: É o carboneto de ferro (Fe3C), que é um material duro, resistente ao desgaste e frágil. Com um percentual de carbono de 6,67%.
COMPONENTES: São os elementos químicos que fazem parte da liga metálica. No caso do diagrama de equilíbrio são considerados como componentes o Ferro (Fe) e o Carbono (C).
EQUILÍBRIO: é a condição de mínima energia livre de um material, na condição de equilíbrio não existe mais modificações da microestrutura do material com o tempo.
FASE: Uma fase pode ser definida como uma porção homogênea de um determinado material. No caso da liga FeC podemos ter, por exemplo, as fases: ferrita, austenita perlita, etc.
FERRITA: Conhecida como ferro puro, caracterizada por uma microestrutura CCC, com pouca dissolução de carbono (cerca de 0,02%).
LIMITE DE SOLUBILIDADE: é a concentração máxima que um material permite dissolver um determinado soluto. Por exemplo o quanto determinada fase permite dissolver o carbono.
MICROESTRUTURA: É a forma como o material está arranjado quando observado microscopicamente. Temos como exemplo a microestrutura CCC (cúbica de corpo centrado) e CFC (cúbica de face centrada).
PERLITA: É uma estrutura lamelar (em camadas) formada por camadas alternadas de ferrita e cementita, com cerca de 0,77% de carbono.
Comentários
Postar um comentário