ESTRUTURA E USO DO BASTÃO E DAS ARMAS DE HASTE

O bastão é uma vara cilíndrica com espessura aproximada de 4 a 6 centímetros, usualmente feito de madeira de lei - como carvalho, freixo ou nogueira. É encontrado em tamanhos diferentes: curto, de 2 a 3 metros e longo, de 4 a 5 metros. Outras armas de haste possuem comprimentos variados – de 2 metros a até mesmo 6 metros, no caso de alguns piques. O formato de suas pontas varia de acordo com sua função, podendo ser encontrados martelos, ponta afiadas, lâminas e combinações de diferentes elementos ofensivos.

O alcance ofensivo das armas de haste, apesar de muito maior do que o de uma espada, lhes conferem algumas desvantagens. Se, por um lado, a maior distância do oponente confere proteção, por outro, torna-se impossível criar uma ameaça em um espaço pequeno que limite seu manuseio. Uma vez que o oponente se aproxime o suficiente, o comprimento da arma torna-se um problema.

Devido ao tamanho de suas hastes, as técnicas dão ênfase a estocadas e a movimentos amplos em arcos, de forma que seja possível atingir o oponente com a ponta da arma. Algumas armas, como a lança, podem ser empunhadas em uma das extremidades para ter enfoque em estocadas e golpes fortes, ou próximo ao centro, de forma que ambas as suas extremidades  proeminentes sobre o uso desse tipo de arma.

As armas de haste mantiveram-se no arsenal de exércitos europeus por séculos, mas perderam sua popularidade nos duelos a partir do século XVI, quando a rapieira tornou-se a arma de escolha neste tipo de conflito. Nos campos de batalha, há registros do uso de armas de haste até o início do século XIX, mas um declínio importante em seu uso ocorreu já a partir do final do século XVII, com a disseminação da baioneta nos conflitos armados.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX