FORJANDO AÇO DAMASCO

Esta etapa engloba todos os processos de forja e tratamentos térmicos que tem a finalidade produzir o aço de Damasco.É a etapa mais critica na produção da espada de Damasco, uma vez que o processo é complexo e ao mesmo tempo delicado. 

Requeria grande experiência e destreza por parte do ferreiro. Devido ao alto teor de carbono do aço de cadinho, uma rede de cementita proeutetóide circunda os grãos austeníticos, deixando todo o 
material frágil. O forjamento é feito com a intenção de fragmentar essa rede continua de carboneto, diminuindo a fragilidade do aço. 

Este procedimento não pode ser realizado a qualquer temperatura. A temperatura de trabalho devia situar-se, aprox. entre 650°C e 850°C, o que era muito difícil de controlar tendo como única referência a cor do metal. Se muito baixa, o material poderia romper devido à fragilidade decorrente da rede continua de cementita. Se a temperatura fosse muito alta, poderia haver fusão nos contornos de grão devido à presença de carboneto nessas regiões. A conseqüência também seria a ruptura do material. 

Forjando o lingote entre estes limites de temperatura, a rede de cementita proeutetóide que envolve os grãos é quebrada em partículas relativamente pequenas de formato globular ao longo da matriz. 

A lâmina podia ser resfriada em diversos líquidos diferentes, ou mesmo ao ar. Assim, as estruturas resultantes podiam variar entre martensita, perlita e bainita.
 
O forjamento era realizado em lugar escuro. Com isso, o ferreiro podia discriminar mais facilmente as cores do metal quente, diminuindo a chance de erro. É possível que este tivesse sido um dos motivos pelos quais os ferreiros europeus não tiveram sucesso em reproduzir o aço de Damasco.
 
Acostumados a forjar aços de alto carbono a temperaturas da ordem de 1200°C, podem ter tentado forjar lâminas de wootz, à mesma temperatura, provocando seu rompimento durante o martelamento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX