KARAMBIT BESAR

Um protótipo de karambit, muito maior do que as dimensões atuais, nasceu como uma arma de batalha e foi chamado de karambit Besar (grande karambit).  A lâmina costumava ser embebida em veneno para torná-la ainda mais letal, enquanto a forma curva favorecia técnicas destinadas a cortar os vasos sanguíneos e cortar os tendões dos braços e pernas.  
 
Com o tempo, o tamanho da lâmina foi cada vez mais reduzido para torná-la mais manejável, até atingir o tamanho atual.  Em tempos de paz, o karambit era relegado ao uso profissional. Com o advento das armas de fogo, o karambit, na guerra, passou a ser apenas uma arma secundária, caso você fosse desarmado ou para agir em segredo.  Atualmente também é usado como arma de defesa pessoal e em várias disciplinas de artes marciais asiáticas, como pencak Silat ou kali.

A forma mais antiga de karambit data do século XIII e era chamada de Kuku Bhima (Garra de Bhima).  Bhima era uma divindade hindu frequentemente representada com uma pequena lâmina na mão.  Com a chegada dos mercadores árabes ao arquipélago asiático, o desenho da lâmina foi redesenhado de acordo com o modelo da faca curva árabe, a janbiya.  A forma definitiva de karambit nasceu observando a natureza, em particular tentando reproduzir o kuku macan (garra de tigre), um animal que sempre foi temido e respeitado.

Desde a era dos antigos reinos hindu-budistas da Indonésia, como Sri Vijaya, Majapahit e Sunda Kingdom, o silat tem sido usado para o treinamento de guerreiros.  A evidência arqueológica sugere que no século 6 dC,  sistemas de combate formalizados eram praticados na região de Sumatra e na Península Malaia.  

Os dois reinos, Sri Vijaya em Sumatra do século 7 ao 14 e Majapahit em Java do século 13 ao 16, usaram essas habilidades de luta e foram capazes de expandir seu domínio para grande parte do que hoje é a Indonésia, Malásia e Cingapura.  As principais funções da arte marcial eram a proteção, conservação ou expansão do território.

 Esta arte marcial não tem um padrão comum.  Cada estilo tem suas próprias características de movimento, métodos especialmente desenvolvidos e lógica tática.  Consiste em muitas técnicas de luta.  Grande parte da técnica é uma combinação de agarrar e golpear.

 A riqueza dos termos reflete uma grande variedade de estilos e técnicas em diferentes regiões, devido ao fato de que o penchak silat foi desenvolvido por diferentes mestres que criaram seu próprio estilo de acordo com suas preferências, condições físicas e sociocultura em que vivia.

Karambit tem obtido grande sucesso entre os artistas marciais e lutadores de todo o mundo por sua eficiência.  Os karambits de design moderno tendem a ser menores do que os tradicionais. A lâmina curva é perfeita para cortar tendões e músculos, criando feridas profundas, sangrentas e dolorosas, enquanto o anel torna extremamente difícil para o oponente desarmar o portador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX