METALURGIA
É a ciência que estuda e gerencia os metais desde sua extração do subsolo até sua transformação em produtos adequados ao uso. Metalurgia designa um conjunto de procedimentos e técnicas para extração, fabricação, fundição e tratamento dos metais e suas ligas.
Hoje em dia, dispomos de uma enorme variedade de ligas metálicas com as mais diversas propriedades mecânicas. Para uso em cutelaria há também uma grande variedade de materiais disponíveis, sendo que devemos o material correto de acordo com a aplicação, sendo observadas as principais propriedades:
Forjabilidade
Usinabilidade
Facilidade no tratamento térmico
Afiabilidade
Retenção de fio
Disponibilidade
Custo
Resistência mecânica
Tenacidade
Dureza
Resistência a corrosão
Resistência ao desgaste
Nenhum aço vai possuir em maior grau todas essas propriedades. O cuteleiro deve conhecer as propriedades do material que está trabalhando, principalmente as recomendações sobre tratamento térmico. Dessa forma, irá aproveitar ao máximo o que o aço pode fornecer em termos de desempenho.
CLASSIFICAÇÃO DOS AÇOS
Para padronizar os aços de acordo com sua composição química e propriedades, foram criadas normas para padronizar a fabricação e composição químicas destes materiais, os principais sistemas de normatização utilizados são: AISI, SAE, DIN, AFNOR, ASTM.
Muitas empresas desenvolvem e patenteiam seus próprios produtos, dando um nome próprio para a liga metálica. Nestes casos o sistema de padronização não é utilizado, devendo o usuário buscar por tabelas de equivalência de materiais.
Comentários
Postar um comentário