RECOZIMENTO
É o tratamento térmico realizado com o fim de alcançar um ou vários dos seguintes objetivos: remover tensões devidas aos tratamentos mecânicos a frio ou a quente, diminuir a dureza para melhorar a usinabilidade do aço, alterar as propriedades mecânicas como resistência, ductilidade, etc., modificar características elétricas e magnéticas, ajustar o tamanho de grão, regularizar a textura bruta de fusão, remover gases, produzir uma microestrutura definida, eliminar enfim os efeitos de quaisquer tratamentos térmicos ou mecânicos a que o aço tenha sido submetido anteriormente.
Os processos de recozimento subdividem-se ainda em: processo de recozimento total ou pleno, recozimento isotérmico ou cíclico, coalescimento ou ainda recozimento para alívio de tensões.
O recozimento total ou pleno consiste em aquecer o aço acima da zona crítica, durante o tempo necessário e suficiente para se ter solução do carbono ou dos elementos de liga no ferro gama, seguido de um resfriamento muito lento, seja mediante o controle da velocidade de resfriamento do forno ou desligando-se o mesmo e deixando que o aço resfrie ao mesmo tempo que este. Nestas condições obtém-se perlita grosseira que é a estrutura ideal para melhorar a usinabilidade dos aços de baixo e médio carbono.
Recozimento Isotérmico ou cíclico: Consiste no aquecimento do aço nas mesmas condições que o recozimento total, seguido de um resfriamento rápido até uma temperatura situada dentro da porção superior do diagrama de transformação isotérmico, onde o material é mantido durante o tempo necessário a se produzir a transformação completa. Em seguida, o resfriamento até a temperatura ambiente pode ser com maior velocidade e a estrutura final resultante é mais uniforme que no caso do recozimento pleno.
Coalescimento ou esferoidização é um processo de recozimento que visa à obter uma forma globular ou esferoidal de carboneto no aço e com valores de dureza muito baixos para utilização em peças que necessitam de deformação plástica. Geralmente as peças são mantidas a uma temperatura ligeiramente acima da linha inferior de transformação, seguidas de resfriamento lento ou aquecimento por tempo prolongado a uma temperatura logo abaixo da linha inferior da zona critica ou alternando as duas alternativas citadas anteriormente.
Recozimento para alívio de tensões: Consiste no aquecimento do aço à temperaturas abaixo do limite inferior da zona crítica, e o objetivo é aliviar tensões originadas durante a solidificação ou produzidas em operações de transformação mecânica a frio, como estampagem profunda, ou ainda em operações de endireitamento, corte por chama, soldagem ou usinagem.
Comentários
Postar um comentário