AÇO INOX 440C
O aço AISI 440C é a origem de todos os outros aços que hoje imperam na cutelaria. O famoso 154-CM, e o ATS-34, tem sua origem no 440C.
O aço 440C é fabricado por diversas metalúrgicas nos Estados Unidos.
A composição química dos dois mencionados acima é uma modificação da composição química do 440C, visando aumentar sua dureza em altas temperaturas e melhorar a estrutura de grãos e resistência ao desgaste. Note que estes aços foram desenvolvidos originalmente para aplicações industriais e aeronáuticas e somente depois chegaram a cutelaria.
Quando comparamos a composição química dos três, percebemos que o percentual de cromo, que determina o fator anticorrosão, é maior no 440C, (em torno de 18% contra 14%). Em compensação, o teor de molibdênio é de apenas 0,75% contra 4% dos outros dois aços citados.
O molibdênio foi acrescentado ao 154-CM para aumentar a resistência ao calor gerado nas turbinas a jato, herança herdada pelo ATS-34. Para a cutelaria, significa maiores gastos para cortar, desbastar e fazer o tratamento térmico de têmpera.
O custo do 440C, na compra, também é bastante inferior aos outros dois, razão de sua popularidade entre os fabricantes de facas, sejam eles artesanais ou industriais. É um aço de referência, contra o qual todos os outros são comparados.
Pode-se afirmar que hoje é o aço inoxidável utilizado em cutelaria com melhor relação custo/benefício, além de ser o que melhor aceita um polimento tipo espelhado. Aço extremamente fácil de polir.
Outra característica interessante é quanto ao processo de têmpera. Este aço é temperado em uma temperatura muito inferior ao 154-CM ou ATS-34. Além disso ele aceita muito bem as pequenas variações de temperatura na hora da têmpera.
Este aço "perdoa" alguns erros na hora da têmpera, ao contrário dos outros dois, cuja faixa de variação de temperatura é muito restrita.
É um aço "amigável" para o cuteleiro.
Composição química média : Carbono 1,2% - Cromo 18,0% Molibdênio 0,75% - Manganês 1,0% Silício 1,0%. Dureza ideal de têmpera entre 56/58 Hrc.
Comentários
Postar um comentário