AÇO INOX ATS-34 VERSÃO JAPONESA DO 154-CM FABRICADO PELA HITACHI STEEL COMPANY

Segundo o testemunho de Bob Loveless, em seu livro, foi ele o responsável pela introdução deste aço nos Estados Unidos.

Em uma de suas viagens ao Japão encontrou este aço e percebeu que sua formulação era muito próxima do 154-CM. Retornando aos Estados Unidos, pediu para um fornecedor de aços de San Marin County, Califórnia, que importasse uma tonelada para ele. O primeiro lote chegou aos EUA no princípio dos anos 80, ao preço de US$3,00 a libra, contra US$1,80 do 154-CM.

A Hitachi percebeu o nicho de mercado e começou a inundar o mercado americano com pequenas barras deste aço, popularizando-o rapidamente. Com o tempo o preço também foi se tornando mais acessível. Diziam que a Hitachi criou este aço como um equivalente do 154-CM, a verdade é que ele já existia antes da divulgação de sua utilidade na cutelaria.

É um aço bastante resistente ao desgaste e por isso se torna dispendioso para o cuteleiro desbastar, consumindo muitas lixas e horas de trabalho. As cutelarias o utilizam somente em seus produtos top de linha, devido ao seu custo inicial e de produção. O tratamento térmico também exige temperaturas mais altas que os outros aços.

Composição química média: Carbono 1,03% - Manganês 0,25% Silício 0,4% - Cromo 14,0% Molibdênio 3,5%.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX