FOTOGRAFANDO LÂMINAS (Bruno R.B. Silva)

Primeiramente, devo dizer com veemência: se você planeja ter produtos diferenciados e apresenta-los dessa forma, em algo de mais alto nível, como na grande maioria dos cuteleiros tops por aí, é imprescindível que você procure um fotógrafo que trabalhe na área de produtos para apresentar os seus da melhor forma possível. 

Assim como a cutelaria, fotografia é uma arte que demoramos muitos e muitos anos para aplicar corretamente, e isso vem de alguém a mais de 10 anos na área. 

Primeiramente, quero que esqueçam equipamento. Seja ele celular ou uma câmera com suas devidas lentes e iluminação, que custam o valor de um carro novo: a coisa mais importante será sempre a luz utilizada. Seguida da composição de sua imagem. 

Muito se diz hoje em dia sobre megapixels. Mas a praticidade deles é nula se você não tiver uma lente capaz de resolver tal quantidade de megapixels, que é o que ocorre na maioria dos celulares atuais.  Como dei de exemplo em meu comentário anterior no post original: uma câmera dslr de 6megapixels e uma lente apropriada terá muito maior resolução prática de detalhes, considerando um mesmo quadro, que um celular de 50 megapixels. 
Esses números nada mais são que a resolução final da sua imagem. E não a qualidade, e quantidade, de detalhes dela. 

Como melhorar suas fotos usando, somente, equipamento básico, como a câmera de celular ? Novamente, iluminação e composição. Destacarei como é feito profissionalmente em cada tópico, e como você pode tirar proveito disso com uma câmera básica ou aparelho celular.

ILUMINAÇÃO 
Em âmbito profissional, utilizamos iluminação externa (flash ou strobe) para iluminar a cena. As vezes diversas luzes diferentes para cada detalhe da imagem. Seguido deles, seus modificadores, que deixam a luz mais dura ou mais difusa ou, até mesmo, mais centralizada. 

Como aplicar iluminação com celular:
A forma é simples. A mais básica de todas é a iluminação natural. Procure sempre por iluminação difusa, como céu nublado ou até mesmo uma janela. Não é o ideal porque: você terá que lidar com diversos reflexos que vão alterar a aparência e cor da sua faca. É metal. E metal reflete muito. 

Uma segunda opção: simples luminárias de mesa, difusas com algum tipo de lençol, camisa, etc. Sua intenção é deixar o pequeno ponto de luz da lâmpada muito maior através da difusão, eliminando sombras fortes e reflexos ficarão mais bonitos, mantendo cor próxima do original (contando que não há nenhum outro reflexo colorido como paredes e móveis interferindo na imagem). 

COMPOSIÇÃO
Profissionalmente, utilizamos de coisas simples como regras dos terços, até coisas mais complexas como props que desviam a atenção ao produto. 
No celular: ative a grade da sua câmera. Procure sobre regra dos terços no Google e encontrará uma explicação rápida: posicione o objeto de interesse em qualquer uma das interseções dos quadrados. Essa é a mais simples - e muito eficiente - das composições. 

REFLEXOS
Lidando com facas profissionalmente - tanto fabricando, como fotografando - posso dizer que esse é assunto mais importante. O reflexo ditará como seu produto aparecerá na foto final, e o metal irá refletir tudo a sua volta. Mas lembre-se: ângulo de incidência luminosa=ângulo de reflexo. 

Ou seja, algo que reflete na superfície da lâmina em determinado ângulo de incidencia é algo que estará sempre no mesmo ângulo de captação da imagem. Se incide em 15 graus, será refletido ao mesmo. 
Como utilizar isso? Simples: utilize sua luminária de mesa para refletir uma luz difusa modificada com a camiseta ou lençol diretamente sobre o metal, ao mesmo ângulo que encontra sua câmera. Ira produzir uma aparência natural e livre de interferência externa de cor caso feito corretamente. 

DISTÂNCIA FOCAL
Sem entrar em detalhes técnicos, distância focal seria o que é conhecido popularmente como zoom (porém um termo errôneo). Quanto maior a distância focal, maior o "zoom". Isso será visto em câmeras e lentes em MM. 

Profissionalmente, usamos lentes de 50 (não tão utilizadas), 90 e 105mm.  Em comparação, os celulares tem em média 18 a 24mm. Ou seja, capturam uma área muito maior, porém, com isso, vem muita distorção provocada por esse efeito quase "olho de peixe" (que estaria mais para grande angular). Por isso que você nunca se vê como no espelho em uma selfie e o seu produto sempre parece distorcido ou de proporções estranhas.

Infelizmente, nada pode ser feito aqui no âmbito de celulares. Afinal, não dá pra trocar a lente. Se você possui uma lente zoom (real, e não digital) no seu celular, use-a para esse fim. Ira diminuir as distorções. Caso contrário, evite chegar muito perto do seu produto na hora de fotografar, prefira ficar mais longe e centraliza-lo, e então posteriormente via app ou software cortar o desnecessário e refazer sua composição.  

O que nos leva para o próximo assunto:

EDIÇÃO
Profissionalmente a lei é Photoshop. E a habilidade nele é uma outra arte a parte. Nossas câmeras gravam arquivos muito diferentes dos celulares, literalmente como o antigo negativo de filme, porém digital. Um amontoado de dados que deve ser processado para em fim tornar-se a imagem final, e isso é feito através de um processo minucioso de edição. 

No celular: sua foto já sofre boa parte dessa edição no momento que você fotografa. O que significa uma aparência genérica. Não há muito oque fazer aqui a não ser que você esteja disposto a fotografar em oque é chamado de Raw, que alguns celulares são capazes. 

Pouco efeito terá caso as dicas anteriores forem ignoradas. Deixando isso de lado, e considerando as fotografias normais que estão acostumados, como app de edição recomendo o SNAPSEED. Utilizem e aprendam a função CURVAS, que é o mais importante.  

Novamente, reitero: essas são dicas extremamente básicas que mal conseguem explicar os conceitos mais brandos de fotografia,mas que talvez tenha alguma ajuda a vocês, aliados com seu interesse próprio. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX