PONTO DE EQUILÍBRIO NAS FACAS DE ARREMESSO
Temos três tipos de ponto de equilíbrio:
1°) CENTRO de gravidade na área do cabo, esse equilíbrio é comum entre facas de combate. Facas com esse equilíbrio são mais adequadas para arremessar em condições reais.
2°) BALANCEAMENTO neutro, nestas facas o centro de gravidade é localizado exatamente no meio do comprimento da faca. Isso significa que as distâncias do ponto de equilíbrio à ponta e do ponto de equilíbrio ao final do cabo são iguais entre si. Utilizadas em competições de lançamento esportivo, pois possuem igual período de revolução em torno do centro de gravidade, o que permite calcular o número de voltas até o alvo no momento do lançamento.
3°) EQUILÍBRIO na área da lâmina. Isto significa que o centro de gravidade dessa faca é deslocado do cabo em direção à ponta.
As facas dos dois primeiros tipos são de pouca utilidade para combate a curta distância, devido ao fato de que o propósito deste arremesso, é acertar o alvo apenas em meia volta. O arremesso de meia volta permite lançar a faca com tolerância de mais ou menos 70 cm de distância do alvo.
As melhores facas são retas e simétricas, geralmente em forma de adaga. Ao contrário da crença popular, a faca de arremesso não precisa ter dois gumes. Apenas o primeiro terço da lâmina precisa ser afiado nos dois gumes.
Devem ter alto nível de resistência ao impacto e a altas cargas dinâmicas e tensões mecânicas, incluindo flexão. Estas propriedades são raramente encontradas em facas de aço com alta resistência e dureza na lâmina. Quando lançadas, essas facas podem quebrar ou a lâmina sofrer danos. As facas de arremesso são feitas de aço mais dúctil, mas o aço deve ser duro o suficiente para que a lâmina não dobre com o impacto.
Comentários
Postar um comentário