MEKUGI- PINO DE BAMBÚ NA KATANA (Remo Nogueira)
A espada japonesa é presa em seu cabo apenas por encaixe, o que mantem todo o conjunto seguro é um pino de bambu. Isto permite que a espada possa ser desmontada com facilidade, para afiação, troca de peças ou limpeza.
O método foi testado e aperfeiçoado ao longo dos séculos. De nada adianta a espada ser forte e o cabo resistente, se o pino se soltar ou quebrar, a lâmina pode sair voando.
Não vale usar qualquer tipo de bambú pois não é seguro, é fraco e perigoso. O certo é usar um bambu forte e flexível. Para isto se usa um com pouco amido e fibras espessas. No japão é este bambú é chamado de Susudake.
Esta espécie de bambú japonês pode ser encontrado no Brasil em algumas regiões. Além disso exige uma série de cuidados: colher em período seco e de madrugada (o bambu fica com menos amido e água), pré secagem e aquecimento no fogo.
No Brasil existem várias espécies diferentes de bambu, mas para um resultado satisfatório é preciso escolher uma espécie com pouco amido e grande densidade de fibras.
Os pinos de chifre são usados em shirasaya, mas não é recomendado usar em espadas para corte e treino.
Comentários
Postar um comentário