LENDAS ANTIGAS
GRANDE PARTE DAS ANTIGAS LENDAS
sobre ferreiros e cuteleiros se dá pelo fato de que geralmente trabalhamos no escuro, com a oficina completamente fechada ou durante a noite.
Por muito tempo acreditavam que era para esconder o “segredo da têmpera “, a lua certa, os materiais e técnicas mágicas que ninguém poderia presenciar e eram passados apenas entre gerações!
O fato é que no escuro, somos capazes de reconhecer a temperatura do aço através da coloração que ele emite. Saber essa temperatura é imprescindível para a produção de boas peças!
Esta coloração indica a temperatura por conta da movimentação dos elétrons presentes nos átomos que compõe o aço, tais elétrons ficam dispostos na eletrosfera obedecendo uma ordem de camadas, ao adicionarmos energia eles tendem a pular para a camada superior.
Este salto entre as camadas é apenas momentâneo, ao retornar a camada anterior a energia é liberada em forma de ondas eletromagnéticas, dependendo da quantidade de energia estas ondas tem comprimento e frequência perceptíveis aos olhos humanos, desta maneira sabemos quanta energia o material está desprendendo e consequentemente sua temperatura!
Fonte: Cutelaria Säuberli
Comentários
Postar um comentário