MARRETA & BIGORNA

MUITAS COISAS PODEM DAR ERRADO
se o cuteleiro não sabe como usar a marreta corretamente, como destruir a face da bigorna, estragar a peça, se ferir, etc.
Prestar atenção à técnica lhe permitirá ter mais agilidade e criar uma cadência na aplicação dos golpes, evitando acidentes e problemas, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade das suas facas artesanais.

Use o pulso e não os ombros. Ao contrário das imagens tradicionais de ferreiros, que levantam a mão no ar e golpeiam a marreta com força, o profissional martela com o pulso. 
Usar o movimento do pulso para martelar, causa um impacto mais preciso no aço e também ajuda no detalhamento da peça. Use todo o braço, e não apenas o antebraço pra levantar a marreta. 

O segredo para uma boa produção como ferreiro é manter o ritmo de forma estratégica e focada em melhorar seus resultados. Melhorar suas técnicas e eficiência de martelagem é um processo contínuo. Trabalhe sempre para aperfeiçoar a precisão.

Definir a bigorna na altura certa é uma das primeiras coisas a se considerar antes de começar a trabalhar. A altura errada nas bigornas coloca muita pressão nos ombros e na parte inferior das costas, o que pode causar lesões. 
A segunda razão é preservar a energia que você gasta batendo no aço. Quando a bigorna não está ajustada, você é forçado a fazer compensações posturais, o que muitas vezes faz com que você perca o nível de energia. 
MARRETA
Escolha o tamanho ideal. 
Marretas pequenas: 0,5 a 1 kg. 
Marretas médias: 1 a 2 kg. 
Marretas grandes: mais de 2 kg. 

Caso seja iniciante, prefira usar a marreta mais leve, pois quanto mais pesada, mais controle e precisão é necessário para manuseá-la. Além disso, a marreta mais leve permite que você trabalhe por mais tempo com o mínimo de chance de ferimentos.

O comprimento do cabo  geralmente é de 30 a 40 centímetros, uma maneira simples para encontrar o comprimento ideal é segurar a cabeça da marreta e apontá-la para o seu bíceps. A extremidade do cabo deve estar na dobra do cotovelo. Pra determinar a espessura ideal, segure o cabo e observe. Se seus dedos não alcançarem a palma, o cabo é muito grosso. Se seus dedos podem tocar facilmente sua palma, o cabo é muito fino.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX