RECOZIMENTO > NORMALIZACÃO TÊMPERA > REVENIMENTO

                                                               RECOZIMENTO 
O principal objetivo é reduzir a dureza. Dureza menor ajuda na usinagem do material. Outro objetivo é aumentar a ductilidade
PROCEDIMENTO: Aqueça o material acima da zona critica durante o tempo necessário para que toda a microestrutura se austenitize.
Resfrie o material muito lentamente. Geralmente o material é mantido dentro do forno desligado.
RECOZIMENTO PARA ALÍVIO DE  TENSÕES
Este recozimento não utiliza temperatura acima da zona crítica. A temp. é mantida abaixo da zona crítica.O objetivo é o mesmo, amolecer o material. 
NORMALIZACÃO
O objetivo da normalização é a obtenção de uma microestrutura mais fina e uniforme. Este processo é conhecido no meio metalúrgico como "refinador de grãos". A normalização é possivelmente o único método que existe para melhorar todas as propriedades do aço: dureza, resistência, tenacidade, ductilidade. É usada também como uma forma de resetar a microestrutura do aço. Por exemplo, podemos usá-la após um tratamento térmico mal sucedido para evitar perder o produto. 
PROCEDIMENTO
Consiste no aquecimento da peça a temp. acima da zona critica seguido de resfriamento ao ar.
MICROESTRUTURA OBTIDA
Os constituintes que se obtém da normalização do aço carbono são ferrita e perlita fina ou cementita e perlita fina. O aço normalizado fica um pouco menos dúctil que o aço recozido. Este processo prepara o aço para a têmpera.
TÊMPERA
O objetivo da têmpera é aumentar a resistência e a dureza do material.
A têmpera produz martensita que é uma microestrutura extremamente dura e frágil e reduz muito a tenacidade.
CONSEQUÊNCIAS DA TÊMPERA 
As características da microestrutura martensítica são reproduzidas por todo o material quando a têmpera é bem sucedida. A têmpera deixa o material quebradiço, é necessário eliminar os inconvenientes criados por ela. A fragilidade deixada pela têmpera é eliminada pelo revenimento.
REVENIMENTO
Reduz as tensões e a fragilidade do material. Aumenta a tenacidade. Possibilita a difusão do carbono no estado sólido. Evita deformações e trincas.
CONSEQUÊNCIAS DO REVENIMENTO
O revenimento reduz um pouco a resistência mecânica e a dureza obtida na têmpera, porém aumenta bastante a tenacidade do aço.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRANSFORMAÇÕES DO FERRO FERRO ALFA α - GAMA γ - DELTA δ

LIMAS: TIPOS - CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO ABNT DOS AÇOS INOX