BRONZE - COMPOSIÇÃO
A COMPOSIÇÃO DO BRONZE PRECISA
variar para atender diferentes demandas de produção, algumas delas são:
COBRE (Cu), Estanho (Sn) e Zinco (Zn)
Nessa composição, com cerca de 2% de zinco, as ligas de bronze são mais usadas na fabricação de parafusos, porcas e válvulas. Na presença de umidade, o zinco tem uma propriedade química que forma uma “capa” superficial de óxido de carbono, e essa característica acaba fornecendo ao bronze uma resistência extra à corrosão.
COBRE (Cu), Estanho (Sn) e Chumbo (Pb)
As ligas de bronze produzidas com chumbo na composição também são conhecidas como “bronze vermelho”. A presença do chumbo pode variar entre 7%, 8%, 12% e 15%, e nessas formações a liga metálica recebe propriedades de resistência mecânica, térmica e química. Com essas características, o bronze vermelho passa a ser bastante requisitado para a fabricação de peças artesanais e instrumentos musicais.
COBRE (Cu), Estanho (Sn) e Alumínio (Al)
Com variações que vão de 6%, 12% até 20% de alumínio na composição, essa liga de bronze é muito útil para a fabricação de equipamentos e válvulas que exigem alta dureza combinada com a leveza desse elemento. As características acima são somadas à resistência mecânica e química do bronze, o que torna essa composição muito procurada para a produção de peças resistentes ao atrito como hélices de equipamentos variados, canhões de irrigação agrícola, bombas d’água e até na produção de equipamentos para aplicação de agrotóxicos.
COBRE (Cu), Estanho (Sn) e Manganês (Mn)
Nessa mistura, geralmente é utilizado 15% do elemento manganês, que é caracterizado por sua elevada resistência química. Por esse motivo, essa composição de bronze é muito utilizada em tubulações de esgoto, equipamentos de tratamento de água e até mesmo em indústrias químicas com propósitos estratégicos.
COBRE (Cu), Estanho (Sn) e Fósforo (P)
Também conhecido como bronze fosforoso, o bronze fica com cerca de 15% de fósforo nesta composição, o que concede à liga excelentes propriedades de usinabilidade, conformabilidade e elevada diminuição dos efeitos de atrito (antifricção). Essa liga é fundamental em equipamentos que exigem lubrificação por tempos prolongados, como anéis de pistão, material hidráulico, buchas, mancais e engrenagens.
Comentários
Postar um comentário